O que significa ser espiritual?

O que vem à mente quando você pensa na palavra espiritual? Nas escrituras, somos exortados a desejar dons espirituais, cantar canções espirituais e fazer orações espirituais. Devemos andar no espírito e viver uma vida espiritual.

Parece bom. Mas o que isso significa?

Aqui está o que espiritual NÃO significa: Espiritual não significa religiosidade. Ou piedade. A religião criada pelo homem pode estimular o seu intelecto e alimentar a sua carne, mas isso não a torna espiritual.

Para definir espiritual, será útil saber o que seu espírito é.

Sua antena espiritual

Seu espírito é aquela parte de você que o torna espiritualmente consciente ou consciente de Deus.

Na falta de uma analogia melhor, veja seu espírito como uma antena. Assim como nossos corpos físicos nos conectam ao reino físico, nossos espíritos nos conectam ao reino espiritual. Assim como temos sentidos naturais (visão, olfato, audição,etc), temos sentidos espirituais (por exemplo, intuição).

Pense em uma televisão. Assim como uma televisão pode detectar sinais tanto de transmissores terrestres como de satélites, as nossas almas podem sentir as coisas físicas através dos nossos corpos e as coisas espirituais através dos nossos espíritos.

Agora começamos a entender por que Watchman Nee, em seu livro, O Homem Espiritual, referiu-se à alma como o meio ou a parte intermediária entre o espírito e o corpo. O espírito recebe sinais do reino espiritual (por exemplo, o Espírito Santo) que transmite à alma, e a alma transmite ao corpo em resposta às instruções do espírito.

O que significa ser espiritual?

A definição genérica de espiritual “tem a ver com o reino espiritual que ao contrário do reino físico”, tem um reino espiritual que inclui Deus, as regiões celestiais, anjos caídos e o espírito de cada pessoa. (O reino físico inclui seu corpo, a comida que você coloca nele, a cama onde você dorme e as roupas que você veste.) Em um sentido geral, espiritual significa simplesmente o espírito.

No entanto, há outro significado de espiritual:

Quem é espiritual discerne as coisas espirituais… (1 Coríntios 2:15)

Neste contexto, uma pessoa espiritual é alguém que nasceu do Espírito, tem o Espírito de Deus e é guiado pelo Espírito

(João 3:5, Romanos 8:9, 14). Em contraste, uma pessoa não espiritual é alguém que permanece na carne ou anda segundo a carne (Romanos 7:5, 8:4).

Alguns professores, incluindo Nee, descreveriam esta última pessoa como almática, como se viver pela alma fosse o oposto de andar no espírito. Um adjetivo melhor seria carnal (por exemplo, 1 Coríntios 3:3) ou mundano (Judas 1:19).

A alma não é carnal nem espiritual; é quem escolhe quem decide como viveremos. Isso pode ser um choque, mas você pode estar no espírito (ou seja, nascer de novo, em união espiritual com o Senhor), mas ainda assim andar nos velhos caminhos da carne.

Duas maneiras de viver

Mas eu digo: ande pelo espírito e você não realizará o desejo da carne. (Gálatas 5:16)

Se você não nasceu do espírito, você não pode andar segundo o espírito. Você só pode andar segundo a carne. Mas se você está no espírito, você pode escolher andar no novo caminho do espírito ou no velho caminho da carne (Gálatas 5:17).

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas os que são segundo o espírito, para as coisas do espírito. (Romanos 8:5).

A escolha entre a carne e o espírito não é como escolher entre dois sabores de sorvete. É uma escolha de vida ou morte.

O caminho da carne nos leva por um caminho amaldiçoado para a autodestruição, mas o caminho do Espírito leva a uma vida abençoada e eterna (João 6:63, Romanos 8:13, Gálatas 6:8).

Para o crente, andar no espírito é a escolha que dá vida. Mas o problema é que sabemos melhor em andar segundo a carne. Temos feito isso durante toda a nossa vida.

Quase todos os filmes que assistimos, todas as músicas que ouvimos, todos os livros que lemos e até mesmo alguns sermões reforçam a velha mensagem de autossuficiência. “Trabalhe mais. Confie em si mesmo. Siga estes passos para uma vida melhor.”

Nossa carne responde com zelo, mas o resultado é pecado e morte. Tentamos voar, mas falhamos repetidas vezes. Nossa carne é incapaz de viver a vida espiritual.

Mas assim como aprendemos a andar no natural, podemos aprender a andar no espiritual.

Claro, haverá alguns tropeços ao longo do caminho e erros são esperados. Mas Deus não nos condena quando caímos. Nosso Amoroso Pai nos ajuda e nos guia para voarmos bem mais alto.

Deus é por você e pela sua graça você aprenderá a caminhar em novidade de vida. E quando o fizer – quando aprender a confiar no espírito e a desconfiar da carne – terá uma vida boa e abençoada.

A vida espiritual é a vida para a qual você foi feito.

Fonte: Espírito, Alma e Corpo: Como Andar no Espírito, disponível agora no Patreon.

Traducao: Gerson De Oliveira

Texto original extraido do site Escape to Reality by Paul Ellis (Original text extracted from the site Escape to Reality by Paull Ellis – https://escapetoreality.org/2023/03/16/what-does-it-mean-to-be-spiritual/

Leave a comment